ABERTURA DE EMPRESA

Abrir Empresa
Para abrir uma empresa, necessariamente, você contará com a ajuda de um profissional contábil. Na Contabilidade Guarani, você pode contar com uma assessoria que vai além dos serviços de abertura, contando com um apoio de direcionamento de negócio.

Depois de planejar o negócio, decidir o tipo da empresa é preciso dar um nome a ela. Existem dois tipos de nomes: o nome fantasia e o nome empresarial. O nome fantasia é o nome que será criado pelo empresário, ou escolhido pelos sócios, para sua empresa ser identificada no mercado e por seus clientes. É ele que vai diferenciar seu produto do concorrente. Este nome pode ser uma marca que deve ser registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), após o registro ninguém poderá usar o nome que você deu a sua empresa. Por exemplo: você atua no ramo de padarias e você escolheu um novo nome para sua empresa que será Padoquinha, ele é o nome fantasia.

O nome empresarial vai depender do tipo de empresa que você optou por abrir. Se for uma empresa individual, o nome empresarial será o nome civil do titular da empresa, podendo ser extenso ou abreviado (com exceção do último nome*). O empresário pode escolher que o nome saia integralmente, com algo que o diferencie ou com a definição da atividade a ser desempenhada.

Agora fique com 5 dicas que você precisa saber antes de abrir sua empresa:

1. Confecção do contrato social
Para abrir empresa, o empresário deve atentar na confecção do contrato social, em que são relacionados aspectos práticos do funcionamento do negócio, como definição básica da empresa (nome, endereço e atividade), o capital social (valor ou bens investidos), a relação entre os sócios e a divisão dos lucros.

Uma maneira de agilizar o registro do contrato social é procurar o sindicato da categoria da empresa e verificar se possui um posto avançado da junta comercial. Assim, o procedimento, que geralmente demora cinco dias para ser concluído, pode ficar pronto em 24 horas.

2. Escolha do melhor regime de tributação
Na hora de abrir a empresa, o empreendedor deve estudar os três regimes de tributação existentes – Simples, lucro presumido e lucro real – e decidir qual deles é o mais indicado para o negócio. No início das atividades, a tendência é usar o lucro presumido ou Simples. Como não há histórico, é difícil prever qual será margem de lucro efetiva. Se o negócio indica prejuízos consideráveis nos primeiros anos, o lucro real é o melhor negócio.

No sistema do Simples, permitido para empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, a cota de pagamento de imposto varia de acordo com a atividade e o porte da empresa e é crescente em relação ao faturamento – quanto mais a empresa fatura, maior é o valor desse tributo. As alíquotas variam de 4% a 27,9% do faturamento.

3. Escolha do imóvel
Ao instalar a estrutura física do negócio, o empresário deve escolher um local que seja adequado para o seu público-alvo. Se as classes A e B são o foco do negócio, é interessante oferecer espaço para estacionamento; e se o perfil está nas classes C e D, o empreendedor deve procurar locais mais populares, com fácil acesso a transportes públicos.

Em relação aos contratos de locação, muitos empresários costumam alugar o imóvel comercial por um ano apenas.

4. Registros do imóvel e licenças
Antes de assinar um contrato de aluguel, é essencial verificar qual é a condição do Habite-se do imóvel (autorização da prefeitura para que ele possa ser habitado) e as regras de ocupação de solo (cada cidade define regras específicas em leis de zoneamento). Em algumas áreas, não é permitido funcionamento de atividades comerciais. Além disso, imóveis que têm declaração residencial não devem ser usados para fins comerciais.

5. Invista em um serviço de Marketing
É comum que pequenos empresários recorram a soluções rápidas para fazer o logo da sua marca e produtos de divulgação do negócio. Economicamente pode parecer mais vantajoso do que contratar um serviço especializado. Mas, hoje existem empresas especializadas para atender pequenos negócios que desejam investir no marketing sem exageros e ter um serviço profissional com mais qualidade.

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